Monday, August 26, 2013

NOVIDADE: "CHÁ DE VINHO DO PORTO"

Chá com sabor a vinho do Porto é único no mundo

Chá com sabor a vinho do Porto é único no mundo

 
© Mui Concept

Tem o sabor e o odor do vinho do Porto mas não tem álcool. Thuy Tien, uma vietnamita que vive em Portugal há mais de 20 anos, criou um chá único, com sabor a vinho do Porto, que está a fazer furor cá dentro e lá fora. 
por Patrícia Maia
A guerra obrigou-a sair do Vietname, em 1975, com os seus pais, e levou-a a viver em vários países - França, Bélgica e Estados Unidos, entre outros. Em meados dos anos 80, Thuy Tien chegou ao Porto trazendo consigo o conhecimento delicado da cultura do chá e decidida a disseminá-lo entre os portugueses. 

"Portugal foi pioneiro no consumo de chá mas acabou por perder esse hábito por causa do café, que era produzido nas colónias. Aliás, Salazar introduziu um imposto muito alto no chá mesmo para desincentivar o seu consumo", conta Thuy Tien (na foto abaixo) ao Boas Notícias.

A proprietária da Miu Concept quer por isso, reintroduzir a paixão pelo chá em Portugal, sublinhando as suas qualidades: "Tem antioxidantes, vitaminas, elementos que previnem doenças como o cancro e o colesterol, além de que a teína oferece uma energia mais prolongada e saudável do que a cafeína", salienta. 

Uma das principais atividades de Thuy Tien é misturar folhas de várias regiões do mundo e outros ingredientes para criar chás com sabores únicos. "É um trabalho semelhante ao do enólogo, que passa também por avaliar o paladar e o odor da bebida", explica.

Das mãos de Thuy nasceu, em 2012, uma das criações mais bem-sucedidas desta 'tea maker': um chá único no mundo que tem a cor, o sabor e o odor do vinho do Porto. "Gosto muito do sabor do vinho do Porto mas sou muito intolerante ao álcool, então decidi criar um chá que tivesse o mesmo paladar", conta Thuy Tien.
Chá, passas e essência de vinho do Porto
Depois de quase 15 tentativas com misturas diferentes, nasceu finalmente um chá que se aproxima bastante do sabor desejado e que, "além das folhas de chá da Índia, leva passas e uma essência de vinho do Porto que foi encomendada a um enólogo". 

O chá está à venda por 4,5 euros (embalagem de 50 gramas) e tem feito sucesso entre clientes nacionais e estrangeiros que, assim, levam para casa um sabor do nosso país "sem terem de sobrecarregar a bagagem com uma pesada garrafa de Porto".
Mesmo depois de partirem, muitos estrangeiros, já no seu país, tornam-se fiéis ao produto e voltam a encomendar o chá de vinho do Porto, pelo que a Mui Concept recebe, via email, "pedidos vindos de Inglaterra, da Austrália, da Suíça e até do Japão", conta Thuy.

Claro que também pedem outras combinações, também concebidas por Thuy Tien, como os chás de gengibre, melão, flor de laranjeira, maracujá ou frutos silvestre. "A maioria das misturas de chá e de tisanas (infusão sem folha de chá) que vendemos são criadas por mim", salienta com orgulho.

Uma bebida saudável e rentável
Além dos benefícios para a saúde, esta especialista relembra que o preço e a rentabilidade do chá é uma grande vantagem. "Uma colher de chá dá para um bule médio, após três minutos deve-se tirar as folhas, pôr de lado, e servir o chá. Mas depois volta-se a pôr o filtro e pode-se fazer mais uma ou duas infusões, pelo que é muito rentável", sublinha Thuy, explicando que muita gente não sabe disto e acaba por desperdiçar muito chá. 

O sucesso do novo chá não está apenas no seu sabor mas também no trabalho que Thuy Tien tem desenvolvido em Portugal, em torno da cultura do chá, quer através da Mui Concept, quer através da Confraria Atlântica do Chá, que nasceu para promover a cultura do chá em Portugal e que deverá, ainda este ano, realizar o segundo congresso.


Parcerias criativas
Por outro lado, Thuy tem apostado em parcerias criativas, com artistas de várias áreas, para criar peças únicas ligadas ao mundo do chá. É o caso da arquiteta Raquel Paula que criou uma linha exclusiva com abafadores de bules, cartões personalizados e outros objetos. Também o jovem ceramista Tiago Oliveira foi desafiado a desenhar uma linha de cerâmica  [foto acima]. E há ainda peças com assinatura do consagrado artista Manuel Casimiro [foto abaixo], marido de Thuy.
Os planos para o futuro vão trazer mais novidades. Em breve será lançada uma coleção de chás em homenagem a Catarina de Bragança, a rainha que introduziu a moda do "five o'clock tea" entre os ingleses. Já a Confraria Atlântica do Chá tem um projeto para oferecer chá nos hospitais a fim de "levar conforto emocional aos pacientes, aos médicos e ao pessoal", conta Thuy. 
A proprietária da Mui salienta que o chá pode ajudar as pessoas a encontrar uma maior serenidade. O chá "ajuda a manter o intelecto desperto e facilita a meditação sendo por isso a bebida eleita dos monges budistas", sublinha a especialista, convidando quem quiser saber mais sobre esta bebida ancestral a participar nas palestras e nos 'workshops' que a Confraria vai realizar ao longo do ano.
A loja da Mui Concept fica no Centro Comercial Bombarda, no Porto, mas quem quiser pode visitar, entre os dias 15 e 20 de Agosto, as festas da Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, onde este pequeno mundo do chá vai ter um expositor. 
Clique AQUI para visitar o Facebook da Mui Concept e AQUI para visitar a página da Confraria

O video a dar conta do chá de Vinho do Porto
video
O website da loja de chá da Senhora Thuy Tien